As Associações
 

Uma Equipa Dedicada

 

AEPGA — Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2001, que tem vindo a trabalhar para a preservação do Burro de Miranda, sua promoção e dignificação, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural. Nesse sentido, além da proximidade que mantém com os criadores de forma a garantir o bem-estar de burros e mulas, tem vindo a organizar actividades que divulguem a riqueza cultural do solar deste animal – o Planalto Mirandês. Destas, grande parte tem um carácter sobretudo lúdico, como festivais ou simples caminhadas, mas tem vindo a ser dado cada vez mais peso à componente (in)formativa, na forma de incentivos à investigação e de promoção de cursos e formações.

AEPGA — Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Largo da Igreja, 48
5225-011 Atenor

Site: www.aepga.pt
E-mail: aepga@aepga.pt | aepga@nordeste.eu
Tel: 925790397 | 273739307 | 966151131
Facebook: www.facebook.com/aepga/

APFNT — Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano

Esta organização foi criada no ano de 2004, fruto da vontade inicial de um pequeno grupo de produtores florestais que pretendiam dar voz e expressão aos ensejos e necessidades do setor florestal do Nordeste Transmontano, em particular à região do concelho de Mogadouro, vila na qual esta Associação se sediou desde Janeiro de 2011.

A nossa atividade, seguindo os objetivos e os princípios delineados aquando da nossa criação, centra-se na realização de todo o tipo de trabalhos de instalação e exploração florestal, intervindo desde o delineamento e execução dos projetos de instalação florestal, passando pela manutenção e gestão dos povoamentos e restantes operações auxiliares, como o as retanchas (replantação), corte de matos, desrama, poda e abate de árvores.

Temos ainda uma forte intervenção na consultadoria técnica, em áreas como a silvicultura, cinegética e recuperação ambiental, executamos operações agrícolas (lavouras, sementeiras, entre outras) e colaboramos em vários projetos de conservação da natureza.

APFNT — Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano
Urbanização Trindade Coelho
Rua dos Combatentes do Ultramar, nº8 5200-291 Mogadouro

Site: http://apfnt7.wixsite.com/apfnt-mogadouro
E-mail: apfnordeste@sapo.pt | apfnt2014@gmail.com | apfnt@nordeste.eu
Tel: 279343094 | 938374866
Fax: 279343094
Facebook: www.facebook.com/APFNT-803200313027560/

PALOMBAR — Associação para a Conservação da Natureza e do Património Rural

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como principais objectivos a conservação dos ecossistemas agrícolas, florestais e selvagens, assim como a preservação do património edificado e respectivas técnicas tradicionais de construção. Ainda que a sua área de intervenção seja cada vez mais alargada, tem vindo a actuar sobretudo em Trás-os-Montes.

Através de uma acção continuada em diversas frentes, a Palombar pretende sobretudo dinamizar territórios rurais, frequentemente em estado de abandono, privilegiando não só a intervenção imediata no terreno, mas também a transmissão do conhecimento que orientou a gestão sustentável da paisagem pelas populações durante séculos.

Palombar — Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Antiga Escola Primária, 5230-232 UVA (Vimioso)

Site: www.palombar.pt
E-mail: palombar@palombar.pt | palombar@nordeste.eu
Tel: 964695511 | 926 862 770
Facebook: www.facebook.com/palombar.associacao/